A cidade de Garopaba

Foram os índios Tupi-Guaranis, os primeiros habitantes da região, que deram o nome ao lugar. Na língua indígena, Garopaba significa ygá, ygara, ygarata (arco, embarcação, canoa) e mpaba e paba (estância, paradeiro, lugar, enseada).

O primeiro registro histórico da cidade de Garopaba data de 24 de de Junho de 1525, quando o navegante espanhol Dom Rodrigo de Acuña aportou o seu navio, o Galeão San Gabriel, na Baía de Garopaba quando fugia de um temporal.

Em 1666 surgiu o primeiro povoado. Era formado por imigrantes açorianos, os quais aproveitaram a enseada natural para guardar os seus barcos. Iniciaram a actividade de caça à baleia, que perduraria por séculos. Das baleias aproveitavam o óleo e as barbatanas.

A história do lugar está muito marcada pela religião. Foi o padre Rafael Faraco que criou a Vila de Garopaba em 1877. Em 30 de Dezembro de 1961 adquire o estatuto de Município, sendo elevada a cidade.

Sendo uma região privilegiada pela natureza, abundante em água e terras férteis, a agricultura cresceu, a par da pesca por causa do mar rico em peixe. A beleza das suas praias, dos campos e dos morros em redor, atraiu turistas, que tornou esta actividade económica um factor de forte desenvolvimento. Também existem algumas indústrias que contribuem para a criação de emprego.

Garopaba é conhecida internacionalmente pelas suas belezas naturais, gente acolhedora e ondas do mar que propiciam um dos melhores pontos para surf do Brasil.